Dicas

Preparando o pet para a chegada do Bebê

No momento em que descobrimos estar grávida, é um turbilhão de sentimentos, sensações e medos do que vem pela frente.

A rotina da casa muda, todos são envolvidos e ficam grávidos junto com a Mãe, e o pet, seja cão ou gato, também sente todas essas alterações, mudanças de cheiro da mãe e nível de ansiedade ficam a flor da pele.

O pet nos vê como membro da matilha e quando sente a gravidez, o afeto com a mãe se intensifica buscando proteger a mãe e o bebê ainda na barriga. O animal tende a deitar se muito próximo da barriga, e eu como mãe e como vet., acredito que o bebê também sente esse contato do pet.

A preocupação com o pet se resume basicamente em leva lo ao veterinário para consulta, vermifugação, atualização das vacinas e extração de cálculo dental se houver, além disso, banhos semanais são recomendados. Sugiro como prevenção, que as gravidas evitem a rotina de lavar o local de higiene dos pets, seja ele o chão ou caixa de areia.

Para àqueles pais que dedicam muito do seu tempo ao pet, à chegada do bebê inevitavelmente mudará totalmente a rotina da casa.

Horas entre sono, são intercaladas com mamadas e o pet precisará estar integrado para que não entre em um processo de ansiedade e em alguns casos depressão, que podem resultar em automutilação ou ainda fazer coisas erradas para chamar a atenção. Nesse casos uma boa saída e colocar o pet em socialização com outros pet em creches.

Recomendo que o pet participe da gestação e ao nascimento do bebê, desde os preparativos do quarto ao nascimento e o pai deve para casa uma peça de roupa usada e apresentar ao pet. Quando chegarem da maternidade se abaixe e apresente o mais novo membro da família e no caso do pet, o mais novo membro da matilha.

Nas mamadas deixe uma caminha com um brinquedo ou ofereça um petisco para que o pet faça parte do processo.

Muitos pets tendem a rosnar quando o não morador da casa se aproxima do bebê, simplesmente porque ele está protegendo o Bebê. É uma reação perfeitamente normal e jamais o pet atacaria seu filho porem não posso garantir quanto a estranhos á casa.

É importante manter a tranquilidade e naturalidade em todo o processo, em caso de dificuldades, converse com o veterinário.