Dicas

As doenças que matam o neonato – Tríade do Neonato

É considerado neonato cães desde o momento do nascimento até completar 2 semanas de vida.

Este período é o mais crítico numa criação, a dependência da mãe é total, e é o período onde há maior risco de óbito nas ninhadas, por isso o acompanhamento da evolução dos bebês deve ser muito criteriosa.

Os sentidos funcionais neste período, são o tato, olfato e paladar, por isso , após o nascimento os neonatos já procuram o teto materno.

O ideal é que o parto seja natural , os neonato nascem mais ativos , e o próprio parto , leva a descida do leite e a conscientização da mãe para os cuidados maternos.

O acompanhante deverá verificar inicialmente se o bebê está todo róseo forte , se está chorando, com isso propiciará avaliação dos sinais vitais primordiais a sobrevivência ( respiração e batimento cardíaco ), depois com o auxílio de uma toalha seca , procure retirar todas as sujidades do parto , que por ventura a mãe ainda não o fez , pode usar até mesmo o secador de mãos de cabelo , para secá-lo e restabelecer a temperatura corpórea.

O próximo passo é abrir a boca afim de verificar se não tem fenda palatina , procure colocar a ponta do dedo mindinho para ver capacidade de sucção, realize a pesagem do neonato, faça a desinfecção do umbigo com iodo povidine, afim de evitar infeção e se puder coloque uma coleira feita de esparadrato ( cole as partes adesivas, uma na outra , para não machucar a pele ) , com as informações do peso e posição do nascimento ( exemplo : 1º, 2º ect ); após isso devolva o bebê para a mãe com a boca voltada para o teto, e inicie o procedimento com o próximo bebê, se a mãe permitir.

DESIDRATAÇÃO

O neonato perde cerca de 10% do peso após 12 horas do nascimento devido a desidratação fisiológica; porém é naturalmente reposto com a amamentação, nos dias subsequentes.

O bebê precisa de duas a três vezes mais quantidade de água que um adulto, sendo esta proporcionada pelo leite materno.

A pesagem deve ser realizada todos os dias até que o filhote complete 14 dias de vida, e deverá duplicar seu peso em 10 a 12 dias e vida.

Situações como parto difícil, ninhadas muito grandes, falta da produção de leite transitória ou mesmo baixa produção de leite, poderá ocasionar em desnutrição e desidratação, daí a pesagem dos bebês é essencial para acompanhar a evolução do neonato e intervir com substituto de leite se houver a necessidade.

HIPOTERMIA

A temperatura corpórea do recém nascido deverá estar entre 34,5 a 36º C, e deverá se manter nas próximas duas semanas em 36 a 37ºC.O filhote tem mecanismos de controle de temperatura imaturo , por isso a ninhada permanece unida. Filhotes em hipotermia, ou seja temperatura corpórea aferida com a introdução de termômetro flexível no ânus, abaixo de 34ºC, tem a capacidade de sucção e a função intestinal reduzida, além da mãe ignorar o filhote agravando ainda mais o problema, levando o feto a óbito.

A temperatura ambiente na sala do parto deverá ser em torno de 30 a 32ºC, e nos próximos dias poderá ficar em torno de 24 a 27ºC;O contato com a urina da mãe deixará os bebê molhados e com dificuldade de manter a temperatura corpórea.

HIPOGLICEMIA

O recém nascido nasce com muito pouca reserva de glicose, as raças de pequeno porte estão mais suscetíveis; por isso a amamentação adequada é com intervalos de 1 a 2 horas.Poderá ser necessário fornecer um pouco de glicose a 50% ou até mesmo leite condensado, para dar energia imediata ao bebê afim de que ele consiga realizar a amamentação sozinho, que é o mais desejado.

Caso precise suplementar a alimentação, o estômago tem a capacidade de 50ml / kg de peso do neonato, não dê alimento a mais, a conseqüência será a regurgitação, que poderá levar a uma aspiração e pneumonia.